Doutor (2009) e Mestre (2005) em Antropologia pelo (PPGA/UFPE). Graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (1987). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, Líder de Grupo de pesquisa - (ARGILEA - Antropologia, Religiosidade, Gênero, Interculturalidade, Linguagens e Educação Ambiental), com registro no CNPq atuando como pesquisador, nos temas: (Etnologia Brasileira, Religiosidade no meio Urbano e Rural, Juventude, Educação Intercultural). Autor de vários artigos publicados em periódicos, e do livro: Treinando a Pesquisa Participante - pela editora da UFPE, 2011.
Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com ênfase em História Social do Norte e Nordeste, na linha de pesquisa Movimentos Sociais e Poder Político (2012). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Concluiu o curso de Licenciatura em História pela mesma universidade (2003). Tem experiência na área de História do Brasil Império e História de Pernambuco. É professor adjunto do curso de Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco ? UPE/Campus Garanhuns e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas - PROCADI. É docente colaborador do PPGH/UFPE. Integra os seguintes grupos de pesquisa: GEHSCAL ? Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (da UPE), Identidades culturais: preservação e transitoriedade na cultura afro-brasileira (da UPE), O Mundo Atlântico (da UFPE) e GEPHISTO ? Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Oitocentos (da UFRPE).
Dr. Carlos André Silva de Moura
Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Pernambuco (UPE) e docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e do Programa de Pós-graduação em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas. Pós-doutor em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio como Investigador Visitante Sênior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). Doutor em História na UNICAMP, com estágio doutoral como Investigador Visitante Júnior no ICS/UL, Mestre em História Social da Cultura Regional e graduado em Licenciatura em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É professor do Programa de Pós-graduação em História da UFRPE. É presidente da Comissão de Peritos em História e Arquivística para causa de Beatificação junto ao Vaticano. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, História das Religiões, História Contemporânea, História do Portugal Republicano e História do Brasil Republicano. Atualmente se dedica a pesquisas sobre a História Cultural das Religiões, as histórias cruzadas entre intelectuais portugueses e brasileiros durantes o movimento de Restauração Católica, as aparições marianas no mundo luso-brasileiro, as relações internacionais entre Brasil e Portugal no início do século XX, as missões e diásporas religiosas em África, os espaços de sociabilidade e o Ensino de História. É coordenador do Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR), líder do Grupo de Pesquisa História das Religiões e Práticas Culturais (cadastrado no CNPq), membro da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo, componente da atual direção (2019 - 2021) do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR). Avaliador Institucional e de Curso do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Carlos Reis (n. em Angra do Heroísmo) é professor catedrático da Universidade de Coimbra e leciona Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Estudos Queirosianos. Desde 2012 é coordenador do Centro de Literatura Portuguesa/FCT. Como professor convidado lecionou em diversas universidades estrangeiras: Salamanca, Wisconsin-Madison (Tinker Visiting Professor), Santiago de Compostela, Massachusetts-Dartmouth (Endowed Chair Professor), Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul e Univ. do Estado Rio de Janeiro. Dirige a História Crítica da Literatura Portuguesa (oito vols. publicados; Ed. Verbo). Foi diretor das revistas Discursos (Univ. Aberta) e Leituras (Biblioteca Nacional); é diretor da revista Queirosiana (Fund. Eça de Queirós) e da Revista de Estudos Literários (Centro de Literatura Portuguesa). Publicou mais de vinte livros, em Portugal, Espanha, Alemanha, França e Brasil, dentre os quais: Fundamentos y técnicas del análisis literario (Madrid: Gredos, 1990), Dicionário de Narratologia (com Ana Cristina M. Lopes; Coimbra: Almedina, 1987; Salamanca: Almar, 2002; São Paulo: Ática, 1988), Towards a Semiotics of Ideology (Berlin: Mouton de Gruyter, 1993), O Conhecimento da Literatura (Coimbra: Almedina, 1995; Porto Alegre, EDIPUCRS, 2003) e Diálogos com José Saramago (2ª ed. Porto: Porto Editora, 2014). Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, reitor da Universidade Aberta (2006-2011) e presidente da European Association of Distance Teaching Universities (2009-2011). É doutor honoris causa pela Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul, membro da Real Academia Española, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Europaea. No CLP dirige os projetos Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (15 vols. publicados: Imp. Nacional-Casa da Moeda) e ?Figuras da Ficção?. É autor dos blogues ?Queirosiana? e ?Figuras da Ficção?.
Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco e coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPE- NEAB. Tem experiências na área de formação de professores(as) com ênfase nos processos de Educação das Relações Raciais, Gênero e Raça, Literatura Afro-brasileira, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Participou da fundação do Instituto de Estudos da África-UFPE. É membro da Associação de pesquisadores Negros/ ABPN. É organizadora do livro: Educação das relações étnico-raciais nas escolas: o que indicam as pesquisas? Autora do livro: Leitura e Construção de Identidades Raciais na Educação de Jovens e Adultos, do livro de literatura: A rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos, todos editados pela Editora Universitária da UFPE e o livro de literatura infantil: Oranyam e a grande pescaria, editado pela Mazza Edições, Belo Horizonte, MG, 2014.
Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa de Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas (2012-2016); Mestre pelo mesmo programa no período de 2006 a 2008; Especialista em Intervenções em Psicologia Clínica, pela Universidade Católica de Pernambuco (2004-2005). Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) da UFPE e Práticas discursivas, Interação Social e Ensino (DISCENS) da UPE. Desenvolvimento de projetos de pesquisa na linha da Psicologia Política, problematizando a juventude e questões raciais, modos e processos de subjetivação, participação política e políticas públicas de juventude.
Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor da Universidade de Pernambuco. Líder do ITESI Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário. Membro do GT da ANPOLL: Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais. Atualmente é docente orientador do Programa Residência Pedagógica, da CAPES, no Núcleo de Letras do Campus Petrolina. Tem experiências nas áreas de Letras, Literatura, Imaginário e Cultura, Imaginário e Educação e Literatura e Religião - Teopoética. Suas pesquisas se expandem para ensino de leitura e produção textual, gêneros textuais, multimodalidade, multiletramentos e formação de professores.
Pós-Doutorado em Direito pela Università degli Studi di Messina - Itália. Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - FADISP (2014). Mestre em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2008). Especialista em Direito Civil e Processual Civil (2006) e Graduação em Direito (2003) também por esta Universidade. Atualmente é advogado, Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE e Gerente da Divisão de Pós-Graduação da FCAP/UPE, Professor Colaborador do curso de Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - UPE, Professor Permanente do curso de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pesquisador Visitante Sênior da FIOCRUZ-PI., com experiência em cargos de gestão, tais como, Coordenação de Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Coordenação de Curso e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA. É Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/BASis, Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Portaria nº 430, de 29 de maio de 2018. Atuação na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Processual Civil. Também é membro do Instituto de Pesquisa e Extensão Perspectivas e Desafios de Humanização do Direito Civil - Constitucional - IDCC. É Vice-líder do Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho e os Dilemas da Sociedade Contemporânea - DITRA.
Drª. Karina Moreira Ribeiro da Silva Melo
Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2017). Mestra (2011), licenciada (2008) e bacharela (2012) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: história indígena, Brasil colonial e imperial, fronteiras. É professora adjunta na Universidade Estadual de Pernambuco/UPE. Coordenou a fundação do GT Indígenas na História (GTIH) junto à ANPUH-RS (2016). Integra o projeto de catalogação do LEPEHIS-Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão em História/UPE. É membro do GT "Os Índios na História", vinculado à ANPUH, sendo responsável pelo site e pelo canal do GT. Integra a gestão da ANPUH-PE e faz parte do GT de História Indígena na mesma seção.
Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Professor Efetivo das Faculdades Integradas de Garanhuns-Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (FACIGA-AESGA). Professor da Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Professor do Bacharelado em Direito da FACIGA- AESGA. Professor do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da FACIGA-AESGA. Membro Fundador e Permanente do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil da Universidade de Pernambuco (NEAB/UPE). Integrante do Grupo de Pesquisa "Identidades culturais: preservação e transitoriedade na cultura afro-brasileira" da Universidade de Pernambuco. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI) da Universidade de Pernambuco. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Membro da Associação Nacional de História - ANPUH Seção Pernambuco. Docente do PARFOR UPE. Desenvolve pesquisas sobre Ensino de História, Histórias e Culturas dos Povos Indígenas, Ensino de Histórias e Culturas Indígenas, Representações sociais, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Pública Brasileira.
Professora Doutora da Universidade de Pernambuco (UPE) do curso de Licenciatura em História; do Mestrado Profissional sobre Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas e do Mestrado Profissional de Ensino de História. Possui Graduação em Serviço Social, Mestrado e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Realiza projetos de pesquisa e extensão nas áreas de patrimônio cultural, cultura popular, acessibilidade, imigração, imaginário, fotografia e cidade.
Possui doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007), pós-doutorado em Literaturas Africanas pela Universidade Federal da Bahia, pós-doutorado em Literaturas Africanas pela Universidade de Coimbra e mestrado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, onde é Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil - NEAB e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas - PROCADI. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Teoria Literária e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, e outras literaturas de língua inglesa, trabalhando principalmente com as seguintes temáticas: Influências das religiões africanas na literatura, feminismo negro na literatura, relações literárias e culturais entre Brasil e África, Literatura Afro-Brasileira e Literatura e Cinema.
Possuo doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1998). Atualmente sou professora adjunta da Universidade de Pernambuco.Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI) e do Programa Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS). Tenho interesse na área de Educação, com ênfase em Educação das Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil e diferença, Formação de professores, Educação em Direitos Humanos, Diversidade/Diferença.
Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (1980) e doutorado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade de Deusto (1999). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência Política e Antropologia, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, desigualdade social, violência, política social e pobreza.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE e do Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UPE. Realizou estágio pós-doutoral na Università Degli Studi di Milano-Bicocca (2010). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia com ênfase em políticas de reconhecimento, povos e comunidades tradicionais, espaços e dinâmicas territoriais e coordena o Núcleo de Pernambuco do Projeto Nova Cartografia Social.