Divulgação - Defesa Nº 180

Aluno: Igor Sodré Farias
Título: “Otimização de redes de semáforos baseado no fluxo de veículos em tempo real”.

Orientador: Prof. Bruno José Torres Fernandes
Co-Orientador: Prof. Edison de Queiroz Albuquerque
Data-hora: 30/agosto/2018 (14:00h)
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – SALA I-4


Resumo:

“O grande deslocamento de pessoas e mercadorias que se tem atualmente gera o aumento no número de veículos em circulação e consequentemente a ocorrência de frequentes congestionamentos. Dessa forma, se faz necessário o uso novas tecnologias que consigam diminuir o congestionamento das vias. Sistemas de controle de tráfego têm sido propostos com o objetivo de reduzir os efeitos provocados pelo alto índice de veículos nas áreas urbanas.A utilização de um mecanismo que consiga evitar ou diminuir o congestionamento das vias baseado no fluxo é o foco dessa pesquisa, uma vez que os semáforos tradicionais utilizam técnicas para definição do ciclo semafórico que não levam em conta a demanda dos veículos em tempo real e os sistemas já desenvolvidos utilizam, em sua maioria, dados de análise que são difíceis e caros de serem obtidos.Neste trabalho é proposto inicialmente um processo para análise de fluxo das vias com o uso de visão computacional, uma vez que esse é o dado fundamental para se conseguir avaliar o congestionamento das vias. Em seguida, baseado na análise realizada é utilizado computação inteligente através de agentes que possam, em conjunto, construir uma organização de tempo semafórica que permita aumentar o fluxo de veículos e diminuir o congestionamento de maneira global da região.Através da utilização do simulador SUMO para avaliação, foi realizado o comparativo entre o processo com ajuste adaptativo ao fluxo e o modelo tradicional com tempo fixo. Como resultado, obteve-se uma expressiva diminuição do tempo de deslocamento dos veículos, fato que implica diretamente na diminuição dos congestionamentos.”

Go to top Menu