DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Nº293

Aluna: Pamella Letícia Silva de Oliveira

Título: “Desenvolvimento de uma Interface para Visualização de Perfis de Engajamento Criados a partir de Agrupamento de Dado"

Orientador: Alexandre Magno Andrade Maciel - (PPGEC)

Coorientador: Rodrigo Lins Rodrigues - (UFRPE)

Examinador Externo: Jorge Luis Cavalcanti Ramos - (Univasf)

Examinador Interno: Raphael Augusto de Sousa Dourado - (PPGEC)

Data-hora: 29 de fevereiro de 2024, às 14:30h.
Local: Formato Presencial, Sala i4.


Resumo:

         A Educação a Distância (EaD) vem sendo adotada por estudantes de vários países, devido a flexibilidade de horário, maior acesso geográfico entre outros benefícios. Entretanto, essa modalidade de ensino possue um baixo índice de concluintes. Diante disso, analisar o engajamento desses alunos torna-se essencial para os professores identificar os alunos com risco de reprovação ou desistência. Entretanto, diante do grande número de aluno na turma fica inviável para os professores realizar esse acompanhamento. Por isso, a literatura apresenta paíneis educacionais, entretanto, muitos deles foram desenvolvidos sem nenhuma avaliação com os usuários, gerando gráficos confusos e difíceis de interpretar. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como principal objetivo o desenvolvimento de metáforas de visualizações para o acompanhameno do engajamento em ambientes EaD. Que será desenvolvido por meio das etapas de Design Science Research (DSR), com a primeira etapa onde a consciência do problema será investigado por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura e entrevista com professores do EaD. A segunda etapa, a escolha das variáveis de engajamento e das metáforas de visualizações, bem como, a análise e o desenvolvimento das mesmas. Por fim, para garantir que o painel contempla as necessidades dos professores EaD, bem como, atende aos critérios de usabilidade será realizado avaliações com professores e com especialista. Podem ser elencados como os principais benefícios desta implementação: 1) o desenvolvimento de um painel composto por visualizações corretas e de fácil entendimento ,apresentadas em conjunto, para auxiliar os professores no acompanhamento do engajamento dos alunos; 2) a importância de analisar qual melhor visualização e como fazer essa análise; 3) a relação de características que os paíneis devem seguir para garantir maior usabilidade para os usuários.

Defesa 293
Go to top Menu