Contexto: A Transformação Digital (TD) tornou-se popular nos últimos anos, mobilizando organizações a repensarem suas crenças, valores e comportamentos, seus modelos de negócio e estratégias, seus produtos e serviços, práticas de gestão e produção, além do relacionamento que cultivam com a sociedade. No contexto da administração pública estadual, o Governo de Pernambuco, desenvolveu sua Estratégia de Governança Digital, com a finalidade de aumentar a efetividade da geração de benefícios para a sociedade por meio da expansão do acesso às informações governamentais, da melhoria dos serviços públicos e da ampliação da participação e controle social, interagindo com o ecossistema estadual de Tecnologia. Problema: Percebe-se, porém, que a maioria das iniciativas voltadas para transformação digital no âmbito da administração pública, endereçam ações voltadas principalmente para digitalização de serviços, e não para o incentivo de uma transformação e inovação cultural. Objetivo: Este trabalho realizou atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação voltados para o desenvolvimento de uma proposta para transformação digital em uma organização pública a partir da adaptação de aspectos culturais da organização e de seus colaboradores que será aplicada no contexto da SEE-PE (Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco). Método: Neste projeto foi utilizada a abordagem metodológica de Design Science Research, que consiste em uma forma de produção de conhecimento científico envolvendo o desenvolvimento de inovações, com a intenção de resolver problemas do mundo real e, ao mesmo tempo, fazer uma contribuição científica de caráter prescritivo. Buscou-se assim, a partir do entendimento do problema, construir e avaliar artefatos que permitam transformar situações, alterando suas condições para estados melhores ou desejáveis. Resultados: O desenvolvimento de uma ontologia para facilitação do processo de transformação digital em uma organização pública, a partir da adaptação de aspectos culturais do órgão e de seus colaboradores. A partir disto, a organização espera contar com alguns resultados, tais como: uma maturidade digital para identificação de processos de negócios prioritários e de serviços digitais, um plano de formação digital dos colaboradores e plano de adequação do ambiente tecnológico, uma ampliação do acesso às informações e de ofertas de serviços digitais prestados.