Discente: CAUÊ NOGUEIRA DA SILVA
Título: TRANSPORTE DE CALOR EM DISPOSITIVOS BASEADOS EM CRISTAL LÍQUIDO
Orientador: PROF. DR. MARCONE ISIDÓRIO DE SENA JUNIOR
Coorientador: PROF. DR. ANDRÉ LUIS DA MOTA VILELA
Examinador Externo: PROF. DR. ANTÔNIO MURILO SANTOS MACÊDO
Examinador Interno: PROF. DR. DIEGO JOSÉ RÁTIVA MILLÁN
Data: 30 DE JUNHO DE 2025
Horário: 10:00
Local: On-line
Resumo do projeto: Discente: BRUNO FALCÃO ANDRADE
Título: MODELAGEM PREDITIVA DA ENERGIA REGENERATIVA EM TRENS METROFERROVIÁRIOS UTILIZANDO APRENDIZADO DE MÁQUINA: APLICAÇÃO NO DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA BESS PARA O METRÔ DO RECIFE
Orientador: PROF. DR. MANOEL HENRIQUE DA NÓBREGA MARINHO
Co-orientador: PROF. DR. TÚLIO SILVA COSTA
Examinador Externo: PROF. DR. HUGO VALADARES SIQUEIRA
Examinador Interno: PROF. DR. GEORGE OLIVEIRA DE ARAÚJO
Data: 09 DE JUNHO DE 2025
Horário: 15:00
Local: On-line
Resumo do projeto:
Responsável por uma parcela significativa das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), o setor de transportes requer um conjunto integrado de ações técnicas, operacionais e políticas para se adequar às expectativas de emissões líquidas zero até 2030. Nesse contexto, a expansão e modernização da infraestrutura metroferroviária de tração elétrica representa um elemento central para acelerar o processo de descarbonização do transporte urbano de forma inclusiva, equitativa e socialmente responsável. A introdução de tecnologias que visem o aproveitamento da energia regenerativa da frenagem de trens elétricos representa uma ação importante para melhorar a eficiência operacional e energética desse modal de transportes. Diante das evoluções tecnológicas, do crescimento de mercado nos últimos anos e pela versatilidade de aplicações, os Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (Battery Energy Storage Systems - BESS) se apresentam com grande potencial para desempenhar um papel estratégico importante no desenvolvimento sustentável da infraestrutura metroferroviária. Contudo, diante da intermitência da energia regenerada, otimizar o dimensionamento de sistemas BESS requer uma previsão precisa dos perfis de carga e regeneração. A utilização dos dados reais operacionais dos trens, aliadas à aplicação de técnicas de modelagem preditiva apresenta-se como uma abordagem promissora para aprimorar a acurácia das previsões. Essa combinação possibilita não apenas a otimização técnica e econômica do dimensionamento dos sistemas BESS, como também contribui para a eficiência global e o avanço sustentável do transporte ferroviário urbano.
Palavras-chave: Diodos Térmicos, Retificadores Térmicos, Transporte de Calor, Cristais Líquidos, Cristais Líquidos Nemáticos, Teoria de Oseen-Frank.
SELEÇÃO REGIME ESPECIAL
MESTRADO E DOUTORADO 2025.2
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da Universidade de Pernambuco torna pública a abertura do EDITAL 01/2025 - REGIME ESPECIAL - MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS DA POLI/UPE.
Inscrições: 02/06/2025 a 30/06/2025
Clique aqui para acessar o manual explicando como realizar a inscrição por meio da plataforma Atrio.
Inscrições online :
1ª Etapa: Formulário de Regime Especial (clique para acessar)
2ª Etapa: Inscrição no Atrio (clique para acessar)
Os detalhes da (única) conta bancária do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da UPE são:
Banco do BrasilAgência 3234-4Conta Corrente: 9637-7Nome: IAUPE-POLI-PPGESCNPJ: 03.507.661/0001-04 Obs: Para a realização do depósito identificado, deverá ser informado o CPF do candidato.O Programa não reembolsará quaisquer despesas do candidato impedido de se inscrever, desqualificados ou não selecionados por não conformidade com as especificadas neste Edital e/ou como resultado do processo de seleção.
No momento da inscrição, o candidato cumprirá automaticamente as disposições contidas neste aviso e processo de seleção.
SELEÇÃO PÓS-DOUTORADO
FLUXO CONTÍNUO
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da Universidade de Pernambuco torna pública a abertura do EDITAL Nº 02/2023 – SELEÇÃO PÚBLICA DE CANDIDATOS AO PÓS-DOUTORADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMA/UPE.
Inscrições online :
1º Passo: Formulário do Pós-Doutorado (clique para acessar)
2º Passo: Inscrição no Atrio (clique para acessar)
No momento da inscrição, o candidato cumprirá automaticamente as disposições contidas neste aviso e processo de seleção.
SELEÇÃO REGIME REGULAR
MESTRADO 2025
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da Universidade de Pernambuco torna pública a abertura do EDITAL 03/2024 - REGIME REGULAR - MESTRADO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS DA POLI/UPE.
Inscrições: 12/12/2024 a 30/01/2025
Inscrições prorrogadas até 02/02/25.
Clique aqui para acessar o manual explicando como realizar a inscrição por meio da plataforma Atrio.
Inscrições online :
1º Passo: Formulário de Regime Regular (clique para acessar)
2º Passo: Inscrição no Atrio (clique para acessar)
Os detalhes da (única) conta bancária do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da UPE são:
Banco do BrasilAgência 3234-4Conta Corrente: 9637-7Nome: IAUPE-POLI-PPGESCNPJ: 03.507.661/0001-04 Obs: Para a realização do depósito identificado, deverá ser informado o CPF do candidato.O Programa não reembolsará quaisquer despesas do candidato impedido de se inscrever, desqualificados ou não selecionados por não conformidade com as especificadas neste Edital e/ou como resultado do processo de seleção.
No momento da inscrição, o candidato cumprirá automaticamente as disposições contidas neste aviso e processo de seleção.
SELEÇÃO REGIME REGULAR
DOUTORADO 2025
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da Universidade de Pernambuco torna pública a abertura do EDITAL 04/2024 - REGIME REGULAR - DOUTORADO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS DA POLI/UPE.
Inscrições: 12/12/2024 a 30/01/2025
Inscrições prorrogadas até 02/02/25.
Clique aqui para acessar o manual explicando como realizar a inscrição por meio da plataforma Atrio.
Inscrições online :
1º Passo: Formulário de Regime Regular (clique para acessar)
2º Passo: Inscrição no Atrio (clique para acessar)
Os detalhes da (única) conta bancária do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da UPE são:
Banco do BrasilAgência 3234-4Conta Corrente: 9637-7Nome: IAUPE-POLI-PPGESCNPJ: 03.507.661/0001-04 Obs: Para a realização do depósito identificado, deverá ser informado o CPF do candidato.O Programa não reembolsará quaisquer despesas do candidato impedido de se inscrever, desqualificados ou não selecionados por não conformidade com as especificadas neste Edital e/ou como resultado do processo de seleção.
No momento da inscrição, o candidato cumprirá automaticamente as disposições contidas neste aviso e processo de seleção.
CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES 2025
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da Universidade de Pernambuco torna pública a abertura do EDITAL 05/2024 - CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS POLI/UPE.
Inscrições: 18/11/2024 a 18/12/2024
Mais informações estão disponíveis no Edital: Clique aqui para acessar o documento.
No momento da inscrição, o candidato cumprirá automaticamente as disposições contidas neste aviso e processo de seleção.
Discente: BRUNO FALCÃO ANDRADE
Título: MODELAGEM PREDITIVA DA ENERGIA REGENERATIVA EM TRENS METROFERROVIÁRIOS UTILIZANDO APRENDIZADO DE MÁQUINA: APLICAÇÃO NO DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA BESS PARA O METRÔ DO RECIFE
Orientador: PROF. DR. MANOEL HENRIQUE DA NÓBREGA MARINHO
Co-orientador: PROF. DR. TÚLIO SILVA COSTA
Examinador Externo: PROF. DR. HUGO VALADARES SIQUEIRA
Examinador Interno: PROF. DR. GEORGE OLIVEIRA DE ARAÚJO
Data: 09 DE JUNHO DE 2025
Horário: 15:00
Local: On-line
Resumo do projeto:
Responsável por uma parcela significativa das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), o setor de transportes requer um conjunto integrado de ações técnicas, operacionais e políticas para se adequar às expectativas de emissões líquidas zero até 2030. Nesse contexto, a expansão e modernização da infraestrutura metroferroviária de tração elétrica representa um elemento central para acelerar o processo de descarbonização do transporte urbano de forma inclusiva, equitativa e socialmente responsável. A introdução de tecnologias que visem o aproveitamento da energia regenerativa da frenagem de trens elétricos representa uma ação importante para melhorar a eficiência operacional e energética desse modal de transportes. Diante das evoluções tecnológicas, do crescimento de mercado nos últimos anos e pela versatilidade de aplicações, os Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (Battery Energy Storage Systems - BESS) se apresentam com grande potencial para desempenhar um papel estratégico importante no desenvolvimento sustentável da infraestrutura metroferroviária. Contudo, diante da intermitência da energia regenerada, otimizar o dimensionamento de sistemas BESS requer uma previsão precisa dos perfis de carga e regeneração. A utilização dos dados reais operacionais dos trens, aliadas à aplicação de técnicas de modelagem preditiva apresenta-se como uma abordagem promissora para aprimorar a acurácia das previsões. Essa combinação possibilita não apenas a otimização técnica e econômica do dimensionamento dos sistemas BESS, como também contribui para a eficiência global e o avanço sustentável do transporte ferroviário urbano.
Palavras-chave: Transporte Metroferroviário; Energia Regenerativa; Aprendizagem de Máquina; BESS.