
Discente: RUBEN FELIPE GONCALVES DE ARAUJO
Título: CARACTERIZAÇÃO DA CORRENTE DE FUGA SUPERFICIAL EM ISOLADORES DE ALTA TENSÃO: EXTRAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE FORMAS DE ONDA
Orientador: PROF. DR. SÉRGIO CAMPELLO OLIVEIRA
Coorientador: PROF. DR. JOSÉ PAULO G. DE OLIVEIRA
Examinador Externo: PROF. DR. JOAQUIM FERREIRA MARTINS FILHO
Examinador Interno: PROF. DR. GUSTAVO OLIVEIRA CAVALCANTI
Data: 19 DE DEZEMBRO DE 2025
Horário: 09:00
Local: On-line
Resumo do projeto:
Em redes de transmissão de energia elétrica, o acúmulo de poluentes solúveis e não solúveis em água sobre a superfície de componentes isolantes, submetidos à umidade do ar, gera um dos principais problemas que desafiam a manutenção da qualidade de energia. O problema de descargas parciais sobre cadeias de isoladores surge quando a corrente de fuga, que flui naturalmente sobre o material, na ordem de microamperes, é intensificada pelo acúmulo de energia em campo elétrico gerado entre bandas secas e regiões eletricamente condutoras na superfície isolante. O desencadeamento dessas reações sobre uma cadeia poluída causa pequenas descargas elétricas, na ordem de miliamperes, com degradação mínima e cumulativa, as quais, não sendo contidas, evoluem para descargas na escala de amperes até uma descarga disruptiva, conhecida como flashover, que invalida a propriedade dielétrica do material e interrompe o fluxo de energia da rede. Diante disso, a literatura especializada propõe soluções para o monitoramento contínuo dessas estruturas isolantes. Dentre as soluções está a captação e registro da forma de onda da corrente de fuga superficial de cadeias de isoladores a partir da transdução óptica, possibilitando a captação do sinal, sem a interferência de campo eletromagnético, e o seu processamento em ambiente isolado para a análise do comportamento elétrico e apoio à manutenção preditiva. A partir de sinais registrados por esse tipo de monitoramento, e objetivando-se contribuir com a obtenção de dados para o aprimoramento do estudo, este trabalho propõe uma estratégia, fundamentalmente no domínio do tempo, apoiada por ferramentas da linguagem Python3, para a caracterização morfológica dessas formas de onda, incluindo: pré-processamento para padronização dos sinais; aplicação da técnica KDE para estimativa e subtração do nível CC do sistema sensor; filtragem de ruído com Wavelets; segmentação em regiões com e sem eventos de interesse por limiar adaptativo; identificação de picos; e a extração de características da componente fundamental, senoidal retificada em meia onda, e da componente impulsiva da corrente, onde se apresentam descargas parciais sobrepostas à parte fundamental. A aplicação da estratégia permitiu identificar relações significativas entre essas componentes.
Palavras-chave: Forma de Onda; Morfologia; Corrente de Fuga; Descargas Parciais; Extração de Característica; Rede Elétrica; Isolador, Wavelet.