Anualmente a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) torna pública a abertura de inscrições para Seleção de Candidatos ao Mestrado, entre outubro a novembro e Doutorado, entre outubro a dezembro. As inscrições são feitas online e a divulgação da publicação do Edital é feita na página "Avisos" do Programa. O Nosso PPG realiza provas em diversos pontos focais no Brasil e na América do Sul e demais países mediante a demanda de Candidatos.
VAGAS DISPONÍVEIS:
O número de vagas oferecidas são divulgadas no Edital de Seleção.
Normalmente são exigidos os seguintes documentos para inscrição:
1 - Ficha de inscrição preenchida online.
2 - Diploma de graduação ou declaração da IES da conclusão do curso ou da provável conclusão no presente ano letivo, para os candidatos ao curso de Mestrado. Diploma de mestrado ou declaração fornecida pela IES da provável conclusão até fevereiro de 2020, para os candidatos ao curso de Doutorado.
3 - Histórico escolar.
4 - Carteira de Identidade (No caso de candidato estrangeiro, das páginas de identificação do passaporte), CPF e Título de Eleitor.
5 - Uma foto 3x4.
6 - Curriculum vitae comprovado (modelo ENBT/JBRJ – Anexo IV ou V). Deve ser comprovado através de certificados e declarações. Os documentos comprobatórios do currículo deverão ser numerados e organizados na mesma sequência numérica dos itens do currículo. O currículo e seus respectivos documentos comprobatórios devem constituir um único arquivo, no formato PDF.
7 - Mestrado: O Plano de Trabalho de dissertação, assinado pelo candidato e orientador, deverá apresentar o seguinte formato: ter no máximo 04 (quatro) páginas (fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, margens com 2,5 cm e conter os seguintes itens: cabeçalho com Nome do aluno, Título do Plano, nome do orientador, linha de pesquisa do PPG, introdução, objetivo, metodologia, cronograma de atividades, potencial de produção intelectual (artigos científicos, capítulos de livros, produtos tecnológicos, etc.) e referências. Doutorado: O Projeto de Tese, assinado pelo candidato e orientador, deverá seguir o seguinte formato: ter até 25 (vinte e cinco) páginas, (fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, margens com 2,5 cm e conter os seguintes itens: a) Identificação (título, nome do candidato e do orientador e linha de pesquisa do PPG); b) Fundamentação teórica; c) Hipóteses; d) Objetivos; e) Justificativa; f) Métodos; g) Referências; h) Potencial de produção intelectual (artigos, capítulos de livros, etc.); i) Cronograma físico-financeiro.
Atenção: As duas áreas de concentração são: (1) Diversidade Vegetal em Ecossistemas Neotropicais e (2) Ecologia em Ecossistemas Neotropicais.
8 - Carta de Aceite do Orientador credenciado no PPG (modelo ENBT/JBRJ – Anexo II ou III)
9 - Declaração em formato livre de conhecimento do prazo máximo para conclusão do curso de Mestrado (24 meses) e de Doutorado (48 meses).
OBS. Todos os documentos solicitados deverão ser anexados no site dentro do período de inscrição de cada curso.
O endereço da Secretaria da Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT :
Escola Nacional de Botânica TropicalInstituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de JaneiroComissão de Seleção de Pós-Graduação em BotânicaRua Pacheco Leão 2040 - Horto22460-036, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
ETAPAS DA SELEÇÃO PARA O MESTRADO
O processo de seleção para os candidatos ao Mestrado será realizado numa primeira fase através de prova escrita eliminatória, com duração de quatro horas e peso 3, em que os candidatos que obtiverem a nota igual ou superior a 6,0 (seis) serão aprovados para a segunda fase. A segunda fase incluirá duas etapas, a saber:
Prova escrita – Nota 1
A prova escrita será constituída por questões referentes a conhecimentos em Botânica Geral e de conhecimentos específicos das duas Áreas de Concentração do Programa de Pós-graduação. A prova será composta por 20 (vinte) questões, sendo 4 (quatro) sobre a interpretação de um texto científico escrito em inglês e da área de Botânica, 8 (oito) de Botânica Geral e 8 (oito) questões específicas referentes às linhas de pesquisas das Áreas de Concentração do PPG. O candidato deverá responder a 8 (oito) questões (descartará doze questões), sendo obrigatório responder 2 (duas) sobre o artigo científico, 2 (duas) sobre Botânica Geral, 2 (duas) da linha de pesquisa e outras 2 (duas) de livre escolha do candidato, com a nota podendo variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).
As respostas deverão ser escritas na língua portuguesa e o conteúdo da prova terá como base a bibliografia listada ao final do presente Edital.
Avaliação do Plano de Trabalho – Nota 2
O Plano de Trabalho será apresentado oralmente pelo candidato em até 15 minutos. A avaliação do Plano de Trabalho será baseada na compreensão e interpretação do tema do Plano pelo candidato, incluindo fundamentação teórica, objetivos, metodologia e enquadramento do Plano às linhas de pesquisa do PPG/ENBT. A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).
Análise do Curriculum Vitae - Nota 3
O currículo do candidato deverá ser elaborado de acordo com o modelo fornecido pelo PPG (Anexo IV)
A nota final da avaliação do currículo será a média aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores. O melhor currículo receberá a nota 10,0 (dez) e os demais receberão nota proporcional. A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).
Aprovação
A média final mínima para aprovação é 6,0 (seis) e a matrícula estará vinculada à existência de vagas.
Aprovação = (Nota 1 x 3) + (Nota 2 x 2) + Nota 3 x 1) / 6 ≥ 6,0
ETAPAS DA SELEÇÃO PARA O DOUTORADO
O processo de seleção para os candidatos ao Doutorado será realizado por meio de prova de inglês (eliminatória), apresentação do Projeto de Tese (peso 3) e análise do Curriculum Vitae (peso 1).
Prova de Inglês
A prova de inglês constará da interpretação de um texto relacionado à botânica, com até 400 palavras, pelo período de 60 minutos, sendo permitido o uso somente de dicionário inglês-inglês. As provas serão anônimas, identificadas por um número aleatório para cada candidato. A prova é eliminatória e o candidato aprovado será considerado proficiente.
Os candidatos nativos de países que tenham o inglês como língua oficial, assim como alunos que obtiveram proficiência em até dois anos durante mestrado nos Programas de Pós-Graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ, estão dispensados da prova.
Apresentação do Projeto – Nota 1
A apresentação do projeto será pública e terá duração de 15 minutos. Em seguida, o candidato será arguido pela Comissão de Seleção. A ordem de apresentação dos projetos pelos candidatos será definida pela Comissão de Seleção.
Durante a arguição a Comissão de Seleção considerará os seguintes critérios:
a) Fluência e propriedade de expressão do candidato.
b) Ordenamento lógico dos argumentos.
c) Precisão conceitual.
d) Uso adequado da linguagem científica.
e) Capacidade crítica na discussão do tema do projeto.
f) Demonstração de argumentação à temática do projeto.
A avaliação do texto e a arguição serão realizadas com base no formato e na coerência do Projeto de Tese. O Projeto deverá ser redigido e apresentado em língua portuguesa. A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).
Coerência:
a) Fundamentação teórica/bibliografia refletindo o estado atual do conhecimento relativo ao assunto proposto.
b) Pertinência da(s) hipótese(s) em relação à fundamentação teórica.
c) Pertinência dos objetivos em relação à(s) hipótese(s).
d) Pertinência dos métodos em relação aos objetivos.
Análise do Curriculum Vitae – Nota 2
O currículo do candidato será avaliado de acordo com o modelo fornecido pelo PPG (Anexo V).
A nota final da avaliação do currículo será a média aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores. O melhor currículo receberá a nota 10,0 (dez) e os demais receberão nota proporcional.
A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).
Aprovação
A média final mínima para aprovação é 7,0 (sete) e a matrícula estará vinculada à existência de vagas.
Aprovação = (Nota 1 x 3) + (Nota 2 x 1) / 4 ≥ 7,0
OBS.: Todos os candidatos aprovados deverão apresentar documentos originais visando a autenticação da documentação comprobatória impressa apresentada.
Disposições finais
Os recursos devem ser encaminhados pelo Candidato à Comissão de Seleção do PPG em Botânica, para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O Processo de Seleção de Candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ é de responsabilidade da Comissão de Seleção, que pode solicitar juntamente com a Coordenação do PPG, a colaboração de docentes de pós-graduação do JBRJ ou de outras Instituições de Pesquisa e Ensino.
A Comissão de Seleção e a Coordenação do PPG têm a prerrogativa de dirimir as dúvidas ou casos omissos não incluídos neste Edital.