Eventos

Divulgação - Defesa Nº 181

Aluno: Rodrigo Botelho Cursino 
Título: “Aplicando Gamificação na Validação de Requisitos Ágeis”.

Orientadora: Profa. Maria Lencastre P. Menezes e Cruz 
Data-hora: 12/setembro/2018 (09:30h) 
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – SALA I-4


Resumo:

“Contexto: Muitos projetos ainda falham por problemas relacionados aos seus requisitos. Para evitar tais questões, é importante motivar os stakeholders a se engajarem na realização de suas tarefas, entre elas a validação dos requisitos. Uma abordagem com potencial para alcançar este objetivo é a gamificação, que aplica elementos de jogos em atividades e contextos que não são jogos. Objetivos: Este trabalho desenvolveu duas propostas. A primeira sugere um processo para a validação de requisitos ágeis. Com ele, as equipes podem estruturar suas sessões de validação de requisitos de forma simples e com tarefas delimitadas. A segunda define uma camada de gamificação em cima da estrutura proposta de validação, visando reforçar o engajamento dos stakeholders na realização destas atividades. Dois sistemas web foram implementados para viabilizar a validação das propostas. Metodologia: Para validar as propostas e hipóteses deste trabalho foram conduzidos experimentos com dois grupos. Ambos realizaram a validação de requisitos ágeis. O primeiro utilizou o sistema sem a camada de gamificação; e o segundo operou o sistema que contém os elementos de jogos. Além dos experimentos, um grupo focal foi realiado para enriquecer as análises a partir de análises qualitativas. Resultados: Das cinco hipóteses elaboradas por este trabalho, duas foram aceitas e três refutadas. Com isso, não é possível estatisticamente afirmar que os elementos de jogos aumentaram o engajamento dos participantes no que diz respeito a quantidade de registro de inconsistências encontradas nos requisitos. Por outro lado, foi possível afirmar que o grupo gamificado foi responsável por mais comentários relevantes; além de terem vivenciado mais emoções positivas. Além disso, resultados do grupo focal destacam que o senso de colaboração entre os participantes e o engajamento dos mesmos na realização das atividades demandadas foram pontos destacados pelos participantes. Conclusão: Apesar de estatisticamente algumas hipóteses não terem sido confirmadas, é possível observar que os benefícios do uso de elementos de jogos são reais e tangíveis e que, no contexto da validação de requisitos ágeis, tornou as atividades mais efetivas e prazerosas.”

Divulgação - Defesa Nº 180

Aluno: Igor Sodré Farias
Título: “Otimização de redes de semáforos baseado no fluxo de veículos em tempo real”.

Orientador: Prof. Bruno José Torres Fernandes
Co-Orientador: Prof. Edison de Queiroz Albuquerque
Data-hora: 30/agosto/2018 (14:00h)
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – SALA I-4


Resumo:

“O grande deslocamento de pessoas e mercadorias que se tem atualmente gera o aumento no número de veículos em circulação e consequentemente a ocorrência de frequentes congestionamentos. Dessa forma, se faz necessário o uso novas tecnologias que consigam diminuir o congestionamento das vias. Sistemas de controle de tráfego têm sido propostos com o objetivo de reduzir os efeitos provocados pelo alto índice de veículos nas áreas urbanas.A utilização de um mecanismo que consiga evitar ou diminuir o congestionamento das vias baseado no fluxo é o foco dessa pesquisa, uma vez que os semáforos tradicionais utilizam técnicas para definição do ciclo semafórico que não levam em conta a demanda dos veículos em tempo real e os sistemas já desenvolvidos utilizam, em sua maioria, dados de análise que são difíceis e caros de serem obtidos.Neste trabalho é proposto inicialmente um processo para análise de fluxo das vias com o uso de visão computacional, uma vez que esse é o dado fundamental para se conseguir avaliar o congestionamento das vias. Em seguida, baseado na análise realizada é utilizado computação inteligente através de agentes que possam, em conjunto, construir uma organização de tempo semafórica que permita aumentar o fluxo de veículos e diminuir o congestionamento de maneira global da região.Através da utilização do simulador SUMO para avaliação, foi realizado o comparativo entre o processo com ajuste adaptativo ao fluxo e o modelo tradicional com tempo fixo. Como resultado, obteve-se uma expressiva diminuição do tempo de deslocamento dos veículos, fato que implica diretamente na diminuição dos congestionamentos.”

Divulgação - Defesa Nº 179

Aluno: Thyago de Amorim Monteiro 
Título: “Estratégia de engenharia de tráfego em redes SDN através de algoritmos genéticos culturais”.

Orientador: Prof. Edison de Queiroz Albuquerque 
Co-Orientador: Prof. Andson Marreiros Balieiro 
Data-hora: 30/agosto/2018 (09:00h) 
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – Mini-Auditório do Ecomp


Resumo:

“O grande crescimento do volume de tráfego na Internet e a heterogeneidade das aplicações têm requisitado das redes de comunicação uma grande capacidade de resiliência e tornado o provimento de Qualidade de Serviço (QoS) às aplicações desafiador, onde o roteamento de pacotes apresenta um papel fundamental. At- ualmente, o algoritmo Shortest Path First (SPF) predomina nas redes para o cálculo de rotas e compõe o protocolo Open Shortest Path First (OSPF). Embora, ao longo do tempo, várias melhorias tenham sido propostas elas não são capazes de satisfazer as demandas atuais, oriundas de transmissão de eventos globais super- conectados e da cultura do live-view, que têm gerado tráfego de dados além da capacidade de adaptação do OSPF. Neste aspecto, a presente dissertação explora a engenharia de tráfego em uma rede definida por software (SDN), através de uma abordagem hibrida baseada em algoritmos genéticos e algoritmos culturais. A solução proposta foi implementada em um ambiente simulado e controlado visando garantir a validação da meta- heuística aplicada.”

Página 45 de 53

Go to top Menú