“Na educação atual da Engenharia de Software(ES), além de ensinar a conhecer e compreender os conteúdos da disciplina, é necessário uma inovação educativa promovendo métodos de ensino adequados para que suas novas gerações de profissionais possuam uma formação humanista,crítica e reflexiva. Para promover e avaliar essas competências, estão sendo usados novos padrões educacionais e de avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Identificou-se o método de ensino que desenvolve o pensamento eficaz nos discentes durante o estudo dos conteúdos, a Aprendizagem baseada no Pensamento. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma pesquisa-ação para identificar se usando-se a Aprendizagem baseada no Pensamento (TBL) como método de ensino inovador é possível auxiliar ao desenvolvimento de competências que são menos atendidas pelos outros métodos de ensino durante o processo de ensino e aprendizagem na ES. Como parte do procedimento da pesquisa-ação, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura que ajudou a investigar as evidências que apontem possíveis dificuldades, e benefícios no desenvolvimento de competências usando os métodos de ensino na ES. Para a coleta de dados, foi desenvolvido a TBL comparando com outros métodos de ensino, na disciplina de Interface Homem-Computador durante um semestre. As avaliações foram realizadas por meio de rúbricas, como instrumento adequado para avaliar e pontuar com garantias a realização da proposta, além de ser um motor para inovação educativa. Na ultima fase da pesquisa-ação, foram explorados os resultados alcançados com TBL para ser comparados com o estado da arte encontrado na literatura; adicionalmente, descreveu-se os resultados obtidos comparando a TBL com outros métodos de ensino. Os resultados apontam que o uso do método de ensino da Aprendizagem baseada no Pensamento ou TBL pode auxiliar ao desenvolvimento de competências, com um alcance importante no pensamento crítico, na criatividade, na resolução de problemas e na metacognição, atendendo de forma crítica, humanista e reflexiva durante o processo de ensino e aprendizagem na ES. Esperamos que esta experiência com a TBL encoraje o desenvolvimento de competências entre os professores do SE.”