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Discente: EVANDERSON HELENO DO AGUIAR

Título: DESENVOLVIMENTO DE UM GÊMEO DIGITAL PARA OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA URUBU DA CIDADE DE OLINDA-PE

Orientador: PROF. DR. ROGÉRIO PONTES DE ARAÚJO

Coorientador: PROF. DR. CARLO MARCELO REVOREDO DA SILVA

Examinador Externo: PROF. DR. JOÃO FAUSTO LORENZATO DE OLIVEIRA

Examinador Interno: PROF. DR. MANOEL HENRIQUE DA NÓBREGA MARINHO

Data: 26 DE AGOSTO DE 2025

Horário: 14:00

Local: Sala de Atos (CSEC)

Resumo do projeto: 

Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um protótipo de gêmeo digital para o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Urubu, operado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). O protótipo integra dados de telemetria, modelos hidráulicos distritais calibrados e um ambiente geoespacial dinâmico em QGIS, fornecendo monitoramento e simulação quase em tempo real, com o objetivo central de viabilizar uma abordagem escalável, precisa e operacionalmente aplicável. A metodologia foi estruturada em duas etapas. A primeira consistiu na calibração dos modelos hidráulicos individuais de cinco Distritos de Medição e Controle (DMCs), utilizando o algoritmo evolutivo Differential Evolution, com foco na minimização da raiz do erro relativo médio quadrático (RRMSE) entre pressões simuladas e medidas. Optou-se pela abordagem distrital devido ao regime de abastecimento intermitente. Para garantir eficiência computacional e relevância hidráulica, selecionaram-se trechos críticos e restringiu-se o espaço de busca dos parâmetros. Na segunda etapa, o gêmeo digital foi implementado em Python com as bibliotecas WNTR e GeoPandas, acoplado a um banco de dados geográfico e visualizado no QGIS. Os resultados demonstraram excelente desempenho da calibração, com RRMSE médio inferior a 3,5% nos conjuntos de validação, além de parâmetros fisicamente plausíveis e consistentes com a operação do sistema. O gêmeo digital se mostrou funcional, ágil e compatível com as ferramentas já utilizadas pela companhia, permitindo visualização temporal e espacial das simulações, apoio à tomada de decisão e diagnóstico operacional quase em tempo real. Conclui-se que a abordagem representa um avanço relevante no uso de tecnologias digitais aplicadas à engenharia, oferecendo uma solução robusta, de baixo custo e com alto potencial de replicação. O método fortalece a gestão distrital, otimiza a operação e apoia o planejamento em cenários de escassez e intermitência hídrica.

Palavras-chave: modelo hidráulico; calibração distrital; gêmeo digital; EPANET; saneamento.

Discente: MARIA GABRIELLA VILAÇA PADILHA PINTO

Título: DESENVOLVIMENTO DE UM CHATBOT INFORMATIVO PARA APOIO AO ATENDIMENTO EM SAÚDE PÚBLICA: UMA FERRAMENTA PARA CIDADES INTELIGENTES

Orientador: PROF. DR. CARMELO JOSÉ ALBANEZ BASTOS FILHO

Coorientador: PROF. DR.MÁRCIA REJANE OLIVEIRA BARROS CARVALHO MACEDO

Examinador Externo: PROF. DR. JONAS DA SILVA BEZERRA

Examinador Interno: PROF. DR. HENRIQUE ALVES DINARTE DA SILVA

Data: 31 DE JULHO DE 2025

Horário: 14:30

Local: Sala de Atos (CSEC)

Resumo do projeto: 

Plataformas de cidades inteligentes exigem ferramentas de comunicação capazes de aproximar a população dos serviços públicos e de subsidiar a gestão com dados qualificados. Inserido no projeto “Na Palma da Mão”, da Universidade de Pernambuco (UPE), este estudo apresenta o desenvolvimento, avaliação e adaptação de um agente conversacional informativo voltado à disseminação de orientações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A ferramenta foi concebida para atuar de forma integrada ao ambiente digital da prefeitura, promovendo o acesso da população a informações confiáveis, em linguagem acessível e por meio de canais digitais populares, como o WhatsApp. A metodologia compreendeu cinco etapas: (1) levantamento teórico; (2) organização da base de dados da Secretaria Municipal de Saúde; (3) desenvolvimento de dois protótipos – um com dados brutos e outro com dados tratados; (4) testes automatizados com 375 interações simuladas via Botium; e (5) avaliação qualitativa com 48 participantes, entre estudantes de tecnologia, profissionais da saúde e usuários do sistema público de saúde de Vitória de Santo Antão (PE), por meio de formulário online e observação em campo na UBS Livramento. Os resultados indicaram que o tratamento textual da base melhorou a precisão das respostas e a compreensão nos diferentes registros de linguagem. A pesquisa qualitativa apontou altos níveis de satisfação com a velocidade e clareza das respostas, com destaque para a linguagem acessível e a capacidade de direcionamento adequado dos usuários. Demandas por maior especificidade em certos temas motivaram a criação de um segundo agente com conteúdo hiperlocal e ajustes na API para convivência com o atendimento humano via WhatsApp institucional. Conclui-se que agentes conversacionais integrados a sistemas de gestão inteligente e adaptados às realidades sociolinguísticas locais podem aprimorar a comunicação pública em saúde e gerar indicadores úteis para o planejamento municipal.

Palavras-chave: agente conversacional; saúde pública; chatbot; linguagem natural; acesso à informação.

 

Discente: CAUÊ NOGUEIRA DA SILVA

Título: TRANSPORTE DE CALOR EM DISPOSITIVOS BASEADOS EM CRISTAL LÍQUIDO

Orientador: PROF. DR. MARCONE ISIDÓRIO DE SENA JUNIOR

Coorientador: PROF. DR. ANDRÉ LUIS DA MOTA VILELA

Examinador Externo: PROF. DR. ANTÔNIO MURILO SANTOS MACÊDO

Examinador Interno: PROF. DR. DIEGO JOSÉ RÁTIVA MILLÁN

Data: 30 DE JUNHO DE 2025

Horário: 10:00

Local: On-line

Resumo do projeto: 

Responsável por uma parcela significativa das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), o setor de transportes requer um conjunto integrado de ações técnicas, operacionais e políticas para se adequar às expectativas de emissões líquidas zero até 2030. Nesse contexto, a expansão e modernização da infraestrutura metroferroviária de tração elétrica representa um elemento central para acelerar o processo de descarbonização do transporte urbano de forma inclusiva, equitativa e socialmente responsável. A introdução de tecnologias que visem o aproveitamento da energia regenerativa da frenagem de trens elétricos representa uma ação importante para melhorar a eficiência operacional e energética desse modal de transportes. Diante das evoluções tecnológicas, do crescimento de mercado nos últimos anos e pela versatilidade de aplicações, os Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (Battery Energy Storage Systems - BESS) se apresentam com grande potencial para desempenhar um papel estratégico importante no desenvolvimento sustentável da infraestrutura metroferroviária. Contudo, diante da intermitência da energia regenerada, otimizar o dimensionamento de sistemas BESS requer uma previsão precisa dos perfis de carga e regeneração. A utilização dos dados reais operacionais dos trens, aliadas à aplicação de técnicas de modelagem preditiva apresenta-se como uma abordagem promissora para aprimorar a acurácia das previsões. Essa combinação possibilita não apenas a otimização técnica e econômica do dimensionamento dos sistemas BESS, como também contribui para a eficiência global e o avanço sustentável do transporte ferroviário urbano.

Palavras-chave: Diodos Térmicos, Retificadores Térmicos, Transporte de Calor, Cristais Líquidos, Cristais Líquidos Nemáticos, Teoria de Oseen-Frank.

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