Com sua primeira turma em funcionamento no ano de 2015, o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) na modalidade Mestrado Profissional é reconhecido através da Portaria nº. 326 de 9 de março de 2017 do Ministério da Educação.

MISSÃO: contribuir para a formação de docentes pesquisadores, técnicos, gestores educacionais nos diversos níveis de ensino e educadores/as populares capazes de iniciativa, aptos para o diálogo e para a construção de uma sociedade melhor, pela alta qualidade de seu trabalho e relevância da sua ação comunitária.

OBJETIVO GERAL: Compreender a interdisciplinaridade como potencialidade que auxilia os/as educadores/as nos espaços escolares e não escolares na ressignificação do trabalho pedagógico e curricular, de métodos, de conteúdo, de avaliação e nas formas de organização dos ambientes tanto para a aprendizagem, como para ação comunitária.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Educação

ESTRUTURA CURRICULAR: Compreende 30 (trinta) créditos: sendo 08 (oito) créditos de disciplinas obrigatórias do curso; 04 (quatro) créditos de disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa a que o discente está vinculado; 08 (oito) créditos de disciplinas eletivas; 04 (quatro) créditos de atividades programadas (participação em seminários, cursos e eventos científicos, publicações etc.  

DISPLINAS OBRIGATÓRIAS: Metodologia da Pesquisa – 60h/a; Educação e Interdisciplinaridade - 60h/a; Didáticas do Ensino Superior 60h/a.

 

      LINHAS DE PESQUISA:

I. Políticas educacionais, formação docente e práxis pedagógica

Obrigatória da linha:  Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas 60h/a

Eletivas: Estado e políticas públicas em educação – 60h/a; Educação Popular e Movimentos Sociais - 60h/a; Educação e Trabalho - 60h/a; Inovações Tecnológicas em Educação -  60h/a; Gênero, educação e formação docente - 60h/a; Uso(s) das geotecnologias na produção de materiais paradidáticos - 60h/a; O professor reflexivo e a epistemologia da prática - 60h/a; Gestão e organização da educação básica no Brasil: uma abordagem histórica - 60h/a; A práxis e os gêneros discursivos pedagógicos - 60h/a. 

II. Educação, meio ambiente e saúde

Obrigatória da linha: Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem - 60h/a

Eletivas: Meio Ambiente, Sociedade e   Sustentabilidade – 60h/a; Qualidade de vida no ambiente escolar: questões contemporâneas 60h/a; Bases neurais da motricidade no processo de aprendizagem: aspectos teórico-práticos - 60h/a; Educação, Cultura e Saúde - 60h/a; Manejo e conservação ambiental - 60h/a; Pesquisa em educação - 60h/a.

 

GRUPOS DE PESQUISA – ATUAÇÃO DOCENTE:

LINHA 1: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos; Estudos matemáticos e suas tendências; GEHSCAL - Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina; Spatio Serti - Grupo de Estudos e Pesquisa em Medievalística; Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação - LETRANS; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE); GPVASF - Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco; GEPHESF Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Educação no Sertão do São Francisco; ITESI - Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas; Linguagem, Cognição e Subjetividade.

 

LINHA 2: Nutrição, Alimentos e Saúde - UPE Campus Petrolina; Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias; Teorias e Práticas em Saúde, Doença e Cura; Grupo de Pesquisas em Desempenho Humano (GPEDH); Culturas Agrícolas e Caatinga no Vale do Submédio São Francisco; Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Neurociências; Avaliação e políticas educacionais.

 

 

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