“Na última década, a adoção de ferramentas de ensino à distância cresceu exponencialmente. Consequentemente, um grande volume de dados têm surgido a partir do uso massivo dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). As informações contidas nesses dados, têm possibilitado na evolução da Mineração de Dados Educacionais (MDE), cujo objetivo é aplicar o Aprendizado de Máquina (AM) em contextos educacionais. No entanto, a construção de modelos de AM precisos e robustos, exige na maioria dos casos, um conhecimento avançado em ciência dos dados. Além disso, outros fatores como o tempo de desenvolvimento, a propensão a erros na definição do melhor algoritmo e a dificuldade na definição correta dos parâmetros de entrada dos modelos, comprometem a produtividade na MDE. Para solucionar tais problemas, as técnicas de Aprendizado de Máquina Automatizado (AutoML) têm sido estudadas, com o objetivo de simplificar os processos fatídicos de Mineração de Dados e que não exigem conhecimento de domínio na maioria dos casos. Técnicas de Otimização Bayesiana (OB) e Algoritmo Evolucionário (BA) têm sido aplicadas nas categorias de Engenharia Automatizada de Features (AutoFE) e na Automação de Modelos com Aprendizado de Hiperparâmetros (AutoMHL). Para validar a aplicação dessas técnicas, foi utilizada a base de dados do Núcleo de Educação à Distância da Universidade de Pernambuco (NEAD). Os experimentos comprovaram que as técnicas de GA têm apresentado melhores resultados em comparação com as técnicas de OB. Em comparação com as abordagens clássicas de MDE, os experimentos apresentaram um resultado superior, obtendo-se uma acurácia de 92% no processo de classificação do desempenho estudantil. Além disso, foi desenvolvido um ambiente de Aprendizado de Máquina Automatizado e integrável a múltiplos AVAs. Esse ambiente é denominado de Framework de Mineração de Dados Educacionais (FMDEV), cujo objetivo é permitir que usuários, quer sejam técnicos ou não, possam construir, validar e disponibilizar, baselines de AM com maior produtividade e com menor conhecimento em ciência de dados. Esse ambiente fez uso das técnicas de OB e foi validado com especialistas em ciência de dados e também com especialistas na área de educação. Os resultados das opiniões dos especialistas, comprovam que o FMDEV pode contribuir na construção de melhores modelos de AM, como também em promover a democratização da ciência de dados para usuários com pouco conhecimento nessa área..”
“Na educação atual da Engenharia de Software(ES), além de ensinar a conhecer e compreender os conteúdos da disciplina, é necessário uma inovação educativa promovendo métodos de ensino adequados para que suas novas gerações de profissionais possuam uma formação humanista,crítica e reflexiva. Para promover e avaliar essas competências, estão sendo usados novos padrões educacionais e de avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Identificou-se o método de ensino que desenvolve o pensamento eficaz nos discentes durante o estudo dos conteúdos, a Aprendizagem baseada no Pensamento. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma pesquisa-ação para identificar se usando-se a Aprendizagem baseada no Pensamento (TBL) como método de ensino inovador é possível auxiliar ao desenvolvimento de competências que são menos atendidas pelos outros métodos de ensino durante o processo de ensino e aprendizagem na ES. Como parte do procedimento da pesquisa-ação, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura que ajudou a investigar as evidências que apontem possíveis dificuldades, e benefícios no desenvolvimento de competências usando os métodos de ensino na ES. Para a coleta de dados, foi desenvolvido a TBL comparando com outros métodos de ensino, na disciplina de Interface Homem-Computador durante um semestre. As avaliações foram realizadas por meio de rúbricas, como instrumento adequado para avaliar e pontuar com garantias a realização da proposta, além de ser um motor para inovação educativa. Na ultima fase da pesquisa-ação, foram explorados os resultados alcançados com TBL para ser comparados com o estado da arte encontrado na literatura; adicionalmente, descreveu-se os resultados obtidos comparando a TBL com outros métodos de ensino. Os resultados apontam que o uso do método de ensino da Aprendizagem baseada no Pensamento ou TBL pode auxiliar ao desenvolvimento de competências, com um alcance importante no pensamento crítico, na criatividade, na resolução de problemas e na metacognição, atendendo de forma crítica, humanista e reflexiva durante o processo de ensino e aprendizagem na ES. Esperamos que esta experiência com a TBL encoraje o desenvolvimento de competências entre os professores do SE.”
“Em paralelo ao aumento da média de idade da população mundial, tem-se evidenciado, cada vez mais, a utilização de smartphones e dispositivos inteligentes que fazem uso da tecnologia de Internet da Coisas (IoT), dentre eles, destacam-se os dispositivos wearables. A utilização desses dispositivos traz uma válida oportunidade para prover serviços de saúde; com a advento da IoT, é possível fazer o acompanhamento remoto em tempo real de idosos, além de monitoramentos mais complexos. Entretanto os dispositivos IoT apresentam diversas limitações (processamento e armazenamento, por exemplo). Para suprir essas carências e melhorar as respectivas capacidades, podem ser acrescentado duas camadas a essa infraestrutura, a fog, na qual tem potencial de trazer o processamento dos dados para mais próximo do usuário; e a cloud que agrega armazenamento e processamento "ilimitados". Ainda que o uso dessas camadas auxiliem os sistemas e-health, é indispensável garantir também, que tenham bom desempenho e disponibilidade, tendo em vista que qualquer indisponibilidade pode gerar diversos inconvenientes. Esta dissertação propõe um protótipo que utiliza como infraestrutura IoT, fog e/ou cloud, no qual foram realizados experimentos para analisar o desempenho do sistema, além de analisar o custo de implementação e manutenção desse sistema. Os resultados obtidos nos experimentos com o protótipo são utilizados como dados de entrada para os modelos computacionais, também propostos nesta dissertação. Como consequência, é possível estimar a disponibilidade e o desempenho destes sistemas em diferentes cenários. Através dos resultados dos modelos computacionais com os dados reais é possível escolher a melhor configuração de infraestrutura levando em consideração custo, performance e disponibilidade.”