Eventos

Divulgação - Defesa Nº 183

Aluno: Danilo Monteiro Souza 
Título: “Projeto de rede WLAN IEEE 802.11n para implementação de VoIP baseado em Algoritmos Culturais”.

Orientador: Prof. Edison de Queiroz Albuquerque 
Co-Orientador: Prof. Fernando Buarque de Lima Neto 
Data-hora: 21/Setembro/2018 (09:00h) 
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – SALA I-4


Resumo:

“A satisfação que um usuário possui ao utilizar um serviço de VoIP em uma rede sem fio, muitas vezes, está relacionada à qualidade de seus serviços. A maximização dessa correspondência está condicionada a um bom planejamento da topologia. No entanto, tal requisito está vinculado à experiência de especialistas que, geralmente, desconsideram os principais fatores degradantes: excesso de pontos de acessos, interferência e desbalanceamento de tráfego. Portanto, se faz necessário uma abordagem que minimize tais problemáticas. Técnicas de Inteligência Computacional (IC) apresentam habilidades de lidar com problemas de otimização de alta dimensionalidade. Algoritmo Evolucionário (Cultural), como uma técnica estabelecida de IC, lida bem com restrições simbólicas. Por isso, foi utilizado aqui para determinar o local ótimo de alocação dos pontos de acessos que maximize a cobertura com qualidade, diminuindo os fatores de deterioramento. A técnica selecionada foi submetida a diferentes dimensionalidades, através de um Hipercubo de alocações de Pontos de Acessos (HAPA) e as simulações, no estudo de caso, revelaram que o algoritmo é capaz de projetar uma rede sem fio eficiente para suportar serviços de VoIP, obtendo um volume de cobertura acima de 90%, intensidade de sinal nas estações cliente que permite a máxima navegação na rede (-64.43 dBm), baixa interferência e alto balanceamento de carga.”

Divulgação - Defesa Nº 182

Aluno: Breno Soares dos Santos 
Título: “Aplicando Variáveis Macroclimáticas na Previsão de Vazão Utilizando Reservoir Computing, LSTM e Aprendizagem Profunda”.

Orientador: Prof. Mêuser Jorge Silva Valença 
Data-hora: 17/Setembro/2018 (14:30h) 
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – SALA I-5


Resumo:

"Desde 2013, o Rio São Francisco tem atravessado um período de baixa hidraulicidade, ou seja, a intensidade da chuva está abaixo da média. Consequentemente, tem sido necessário operar a uma vazão mínima muito abaixo dos estabelecidos na licença de operação, que é de 1300 m3/s. Devido a esta crise hidráulica, o fluxo operacional no Rio São Francisco alcançou 700 m3/s , caracterizando esta situação como crítica. Neste trabalho, foi proposto o uso de Reservoir Computing (RC), Long Short Term Memory (LSTM) e Aprendizagem Profunda para prever a vazão de Sobradinho para 1, 2 e 3 meses à frente. Para isso, foram montadas bases de dados onde uma combinação entre a vazão de Sobradinho e variáveis macroclimáticas foi realizada. A seleção de variáveis e suas localizações foi feita utilizando Correlação Linear e Entropia (Random Forest). Após a obtenção do Erro Percentual Médio Absoluto (EPMA) de cada rede e a realização de testes estatísticos, foi observado que a rede profunda utilizando a taxa de precipitação apresentou o menor EPMA (6,59%). Gráficos comparativos entre o ocorrido e o previsto foram gerados para cara rede neural utilizada.”

Divulgação - Defesa Nº 181

Aluno: Rodrigo Botelho Cursino 
Título: “Aplicando Gamificação na Validação de Requisitos Ágeis”.

Orientadora: Profa. Maria Lencastre P. Menezes e Cruz 
Data-hora: 12/setembro/2018 (09:30h) 
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – SALA I-4


Resumo:

“Contexto: Muitos projetos ainda falham por problemas relacionados aos seus requisitos. Para evitar tais questões, é importante motivar os stakeholders a se engajarem na realização de suas tarefas, entre elas a validação dos requisitos. Uma abordagem com potencial para alcançar este objetivo é a gamificação, que aplica elementos de jogos em atividades e contextos que não são jogos. Objetivos: Este trabalho desenvolveu duas propostas. A primeira sugere um processo para a validação de requisitos ágeis. Com ele, as equipes podem estruturar suas sessões de validação de requisitos de forma simples e com tarefas delimitadas. A segunda define uma camada de gamificação em cima da estrutura proposta de validação, visando reforçar o engajamento dos stakeholders na realização destas atividades. Dois sistemas web foram implementados para viabilizar a validação das propostas. Metodologia: Para validar as propostas e hipóteses deste trabalho foram conduzidos experimentos com dois grupos. Ambos realizaram a validação de requisitos ágeis. O primeiro utilizou o sistema sem a camada de gamificação; e o segundo operou o sistema que contém os elementos de jogos. Além dos experimentos, um grupo focal foi realiado para enriquecer as análises a partir de análises qualitativas. Resultados: Das cinco hipóteses elaboradas por este trabalho, duas foram aceitas e três refutadas. Com isso, não é possível estatisticamente afirmar que os elementos de jogos aumentaram o engajamento dos participantes no que diz respeito a quantidade de registro de inconsistências encontradas nos requisitos. Por outro lado, foi possível afirmar que o grupo gamificado foi responsável por mais comentários relevantes; além de terem vivenciado mais emoções positivas. Além disso, resultados do grupo focal destacam que o senso de colaboração entre os participantes e o engajamento dos mesmos na realização das atividades demandadas foram pontos destacados pelos participantes. Conclusão: Apesar de estatisticamente algumas hipóteses não terem sido confirmadas, é possível observar que os benefícios do uso de elementos de jogos são reais e tangíveis e que, no contexto da validação de requisitos ágeis, tornou as atividades mais efetivas e prazerosas.”

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