Eventos

Divulgação - Defesa Nº 180

Aluno: Igor Sodré Farias
Título: “Otimização de redes de semáforos baseado no fluxo de veículos em tempo real”.

Orientador: Prof. Bruno José Torres Fernandes
Co-Orientador: Prof. Edison de Queiroz Albuquerque
Data-hora: 30/agosto/2018 (14:00h)
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – SALA I-4


Resumo:

“O grande deslocamento de pessoas e mercadorias que se tem atualmente gera o aumento no número de veículos em circulação e consequentemente a ocorrência de frequentes congestionamentos. Dessa forma, se faz necessário o uso novas tecnologias que consigam diminuir o congestionamento das vias. Sistemas de controle de tráfego têm sido propostos com o objetivo de reduzir os efeitos provocados pelo alto índice de veículos nas áreas urbanas.A utilização de um mecanismo que consiga evitar ou diminuir o congestionamento das vias baseado no fluxo é o foco dessa pesquisa, uma vez que os semáforos tradicionais utilizam técnicas para definição do ciclo semafórico que não levam em conta a demanda dos veículos em tempo real e os sistemas já desenvolvidos utilizam, em sua maioria, dados de análise que são difíceis e caros de serem obtidos.Neste trabalho é proposto inicialmente um processo para análise de fluxo das vias com o uso de visão computacional, uma vez que esse é o dado fundamental para se conseguir avaliar o congestionamento das vias. Em seguida, baseado na análise realizada é utilizado computação inteligente através de agentes que possam, em conjunto, construir uma organização de tempo semafórica que permita aumentar o fluxo de veículos e diminuir o congestionamento de maneira global da região.Através da utilização do simulador SUMO para avaliação, foi realizado o comparativo entre o processo com ajuste adaptativo ao fluxo e o modelo tradicional com tempo fixo. Como resultado, obteve-se uma expressiva diminuição do tempo de deslocamento dos veículos, fato que implica diretamente na diminuição dos congestionamentos.”

Divulgação - Defesa Nº 179

Aluno: Thyago de Amorim Monteiro 
Título: “Estratégia de engenharia de tráfego em redes SDN através de algoritmos genéticos culturais”.

Orientador: Prof. Edison de Queiroz Albuquerque 
Co-Orientador: Prof. Andson Marreiros Balieiro 
Data-hora: 30/agosto/2018 (09:00h) 
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – Mini-Auditório do Ecomp


Resumo:

“O grande crescimento do volume de tráfego na Internet e a heterogeneidade das aplicações têm requisitado das redes de comunicação uma grande capacidade de resiliência e tornado o provimento de Qualidade de Serviço (QoS) às aplicações desafiador, onde o roteamento de pacotes apresenta um papel fundamental. At- ualmente, o algoritmo Shortest Path First (SPF) predomina nas redes para o cálculo de rotas e compõe o protocolo Open Shortest Path First (OSPF). Embora, ao longo do tempo, várias melhorias tenham sido propostas elas não são capazes de satisfazer as demandas atuais, oriundas de transmissão de eventos globais super- conectados e da cultura do live-view, que têm gerado tráfego de dados além da capacidade de adaptação do OSPF. Neste aspecto, a presente dissertação explora a engenharia de tráfego em uma rede definida por software (SDN), através de uma abordagem hibrida baseada em algoritmos genéticos e algoritmos culturais. A solução proposta foi implementada em um ambiente simulado e controlado visando garantir a validação da meta- heuística aplicada.”

Divulgação - Defesa Nº 178

Aluno: Daniel Ferreira da Silva 
Título: “Aplicando Gamificação na Priorização de Requisitos em Projetos Ágeis”.

Orientador: Profa. Maria Lencastre P. Menezes e Cruz 
Co-Orientador: Prof. João Henrique Correia Pimentel 
Data-hora: 29/agosto/2018 (15:30h) 
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – SALA I-5


Resumo:

“Nos últimos anos, metodologias de desenvolvimento ágil de software têm sido amplamente utilizadas devido aos seus inúmeros benefícios, como o foco explícito na tarefa de criar valor de negócio e a potencial diminuição do risco do projeto. Softwares que não atendem às necessidades ou não agregam valor aos seus usuários tendem a enfrentar dificuldades no mercado. Sendo assim, as tarefas da Engenharia de Requisitos que envolvem elicitar, priorizar e gerenciar corretamente os requisitos, durante o desenvolvimento de software, são tarefas cruciais para o seu sucesso. Uma característica importante das metodologias ágeis é que a priorização dos requisitos é feita de maneira contínua e cíclica. Como ao final de cada iteração, o conjunto de requisitos entregue precisa agregar valor ao cliente, a entrega realizada é, na verdade, um conjunto de decisões a cerca dos requisitos e sua prioridade. Entretanto, motivar os stakeholders a participar voluntariamente e contribuir para a priorização de requisitos ainda é um problema em aberto. Apesar dos vários benefícios conhecidos das mais diversas técnicas de priorização de requisitos existentes, não se encontram na literatura abordagens com foco em atrair a atenção dos stakeholders para que elas sejam utilizadas efetivamente dentro das organizações. A gamificação (do inglês, gamification), é um conceito que surge como uma oportunidade de suprir essa carência. Um dos principais propósitos da gamificação é aumentar a motivação e engajamento dos usuários na execução de determinadas tarefas, deixando a competência de cada um emergir. Esta pesquisa tem como principal objetivo propor a utilização de gamificação dentro da tarefa de priorização de requisitos em projetos que utilizam metodologias ágeis. Seguindo os passos recomendados por um framework de gamificação já existente na literatura, este trabalho combina a técnica de priorização de requisitos Matriz de Wiegers com os alguns elementos de jogos. Para avaliar a proposta, uma ferramenta de apoio que permite a priorização colaborativa de estórias do usuário foi construída e utilizada em um experimento com dois grupos distintos de usuários. Um dos grupos utilizou a proposta com a camada de gamificação ativa, enquanto o outro grupo realizou a priorização sem esta camada. Os resultados encontrados sugerem que a abordagem proposta apresenta impactos positivos em alguns aspectos de engajamento na tarefa de priorização.”

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